Protocolo em prol do desenvolvimento técnológico

Esta é uma notícia agradável, do ponto de vista técnologico, principalmento para o concelho de Torres Vedras, e particularmente para o seu Arquivo Municipal, isto conforme indica o excerto da noticia emitida pela DGARQ, “Teve lugar, no passado dia 29 de Fevereiro, em Torres Vedras, a assinatura do protocolo para a digi­talização dos Registos Paroquiais torrienses, entre a Direcção‑Geral de Arquivos (dgarq) e o Município de Torres Vedras (mtv), institui­ções representadas pelos Director da dgarq, o Dr. Silvestre Lacerda, e Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Dr. Carlos Manuel Soares Miguel, respectivamente.

O projecto engloba a digitalização, organização, renumeração e altera­ção do formato de cerca de 83 mil imagens, 80 microfilmes, 166 mil páginas com mais de 500 mil regis­tos de casamentos, baptismos e óbi­tos, católicos e não católicos, entre finais do século xvi e 1911.

A partir de Maio, os Registos Paroquiais de Torres Vedras esta­rão acessíveis em linha, no sítio da dgarq, em http://ttonline.iantt.pt/, imagens, introdu­zindo um ou mais termos de pes­quisa. O acesso aos Registos Paroquiais, cujos originais se manterão no Arquivo Distrital de Lisboa, poderá ser feito, presen­cialmente, através de cópia digital, no Arquivo Municipal de Torres Vedras, ou através do sítio do Município de Torres Vedras, nomeadamente do Arquivo Municipal, em http://www.arquivodetorresvedras.net/, com uma ligação para o sítio da dgarq.”

Site do Arquivo Municipal de Torres Vedras

Denota-se portanto que tendencialmente e progressivamente as técnologias estão a entrar no dia a dia dos arquivos municipais, trazendo para estes uma maior eficiencia no tratamento documental, permitindo e facilitanto o acesso aos documentos, por parte de quem os procuram.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s