Instrumentos de Acesso nos Arquivos Municipais

Os arquivos na sua forma mais arcaica nasceram com a escrita, ou seja, a partir da altura em que se começaram a criar documentos, havendo uma necessidade espontânea e natural de organizar os documentos escritos. Nesta época não existiam técnicas nem conceitos de arquivo e os arquivos eram organizados segundo o critério das pessoas que tinham em sua posse os documentos. Este estado manteve-se durante séculos, apenas no século XVI sofreu o primeiro abalo devido ao aumento de documentação, sem que existisse na altura alguma norma ou teoria da arquivística. Nesta época a teoria era apenas armazenar documentos sem critério algum.

Apenas na idade média aparece o conceito de difusão da informação. Com o iluminismo os arquivos passaram a ser considerados instrumentos de trabalho para os históricos e académicos e nessa altura os arquivos foram organizados por ordem temática para facilitar o acesso à informação.

Na elaboração do nosso estudo sobre Arquivos Municipais, e relativamente aos instrumentos de acesso foi possível perceber que     numa primeira fase foram elaborados pequenos livros onde eram apresentados sumários dos documentos, fichas onde é mencionada a cronologia dos documentos e mais tarde foram elaborados guias, inventários e catálogos que permitem o acesso à informação. Em alguns municípios, e principalmente relativamente ao arquivo histórico, apenas é possível efectuar uma pesquisa presencial do catálogo, noutros, bem mais evoluídos, já é possível pesquisar em catálogos online, onde é possível efectuar uma pesquisa dos diversos fundos existentes nos arquivos.

 

Bibliografia

 

BRITO, Djalma Mandu. A Informação Arquivística na Arquivologia Pós-custodial. Arquivística.net (www.arquivistica.net), Rio de Janeiro, v.1, n.1, p. 31- 50 jan/jun. 2005.

 

REIS, Luís – O arquivo e arquivística evolução histórica. Biblios. Año 7, No.24, Abr – Jun. 2006

 

Fonte:http://www.aparici.com/en/producto/catalogos.asp

 

instrumentos-de-acesso

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário